A Ômicron BE.9, nova variante da COVID-19, vem se espalhando rapidamente e, com isso, o Ministério da Saúde ressaltou a importância da volta do uso de máscara para a proteção facial e, também, sobre a vacinação para reforçar as doses anteriores, especialmente em idosos e crianças. Segundo os cientistas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a variante é uma evolução da BA.5 (predominante no Amazonas) e, em muitos aspectos, é similar a BQ.1, também presente no Brasil. 

O que é a variante BQ.1 e como se proteger de onda de covid. 

A expectativa é de que a variante não provoque o aumento do número de casos graves em decorrência da COVID-19, porém, ainda assim, o número de leitos ocupados até o momento é preocupante. Hoje, falaremos sobre as melhores soluções para a otimização da limpeza hospitalar. Continue a leitura. 

 

Quais são os tipos de resíduos hospitalares? 

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os resíduos hospitalares são divididos em 5 categorias, de acordo com suas características, local de origem e riscos oferecidos, sendo:

 

  • Potencialmente infectantes 

São os resíduos que contêm agentes biológicos que, de certa forma, podem apresentar algum risco de infecção. Para esse tipo de resíduo, o ideal é a incineração. 

  • Químicos 

Os resíduos químicos contêm substâncias que apresentam riscos à saúde e, também, prejudicam o meio ambiente. O descarte deve ser separado dos demais, de preferência em recipientes resistentes. 

  • Radioativos 

Esse tipo de resíduo é altamente perigoso, portanto, deve ser armazenado em recipientes blindados e, sem seguida, destinados aos depósitos de lixo radioativo, conforme consta na regulamentação da Comissão Nacional de Energia Nuclear. 

  • Comuns 

Todos os resíduos que não estejam contaminados e que, não ofereçam nenhum tipo de risco à saúde, são considerados resíduos comuns. 

  • Perfurocortantes 

São todos os materiais que podem, de alguma forma, cortar e perfurar, por isso, devem ser descartados em recipientes específicos, que não rasguem e, de preferência, com sinalização. 

 

Contentor para lixo hospitalar 

O contentor para lixo hospitalar é um item essencial em hospitais, pois, favorece o descarte adequado dos materiais e substâncias que não podem ser descartados de maneira comum, já que, por serem perfurocortantes, tóxicos e até mesmo radioativos, apresentam diversos riscos à saúde pública. 

É um produto fabricado em conformidade com a Norma DIN EN 840, injetado em plástico polietileno de alta densidade (PEAD) e, também, conta com proteção UV. 

 

Cestos de lixo para reciclagem 

Para os resíduos comuns, ou seja, que não apresentam nenhum tipo de risco à saúde, o ideal é que sejam destinados de acordo com a sua categoria: vidro, plástico, papel, metal, alumínio e orgânico. Por isso, os cestos de lixo para a coleta seletiva são essenciais

 

Suporte para caixa de máscaras e luvas

A limpeza também diz respeito ao contato direto com as superfícies, pois, em um período pandêmico, é necessário minimizar o contato direto com os objetos, por isso, o suporte para caixa de máscaras e luvas descartáveis é essencial. Assim, não há o risco de contaminação. 

Além de ser um item essencial para a organização, o suporte em Aço Inox 430 pode ser fixado na parede ou na mesa. 

 

Na hora de escolher, escolha Reis Lixeiras!

O planeta sofre com uma quantidade alarmante de lixos descartados de maneira inadequada todos os dias, portanto, o nosso principal objetivo é orientar a todos os nossos clientes e, também, leitores, as melhores práticas e cuidados para preservar e organizar qualquer ambiente.

A Reis Lixeiras é uma empresa líder, confiável e capacitada, que sempre busca inovações e excelência em todos os serviços, do atacado até o varejo